Doenças reumáticas são genéticas?
- reumatoleticiaarau
- 25 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Se você ou um familiar próximo recebeu o diagnóstico de uma doença reumática, é natural se questionar se essa doença pode ser geneticamente transmissível e se há chance de mais pessoas na família desenvolverem a doença.

Quando falamos de doenças reumáticas, estamos nos referindo a um grupo bastante variado de doenças e cada uma tem um mecanismo diferente. Mas, de uma maneira geral, as doenças reumáticas costuma sim ter um componente genético.
A maioria dessas condições ocorrem em pessoas que tem uma certa predisposição genética para o desenvolvimento de uma alteração específica. Isso significa que os genes da pessoa fazem o organismo funcionar de tal forma a facilitar o surgimento da alteração que leva a doença.
No casos das doenças autoimunes, a alteração é uma ativação inadequada do sistema imune, levando a um processo inflamatório de articulações e outros órgãos. Em doenças não inflamatórias, a alteração pode ser uma modificação na própria estrutura da articulação.
No entanto, a doença não vai se desenvolver obrigatoriamente em todas as pessoas que apresentam essa predisposição genética.
O gatilho para desenvolvimento de doenças em pessoas com predisposição genética pode a exposição a germes, substâncias ou radiação, dentre outros.
Existe prevenção?
Não existem hoje medidas específicas para se evitar essas doenças em quem tem histórico familiar.
Levar um estilo de vida saudável e procurar atendimento médico precocemente caso sujam os sintomas são medidas recomendadas para reduzir as chances de surgimento e progressão das doenças reumáticas.
Comentários