Não vou sentir mais dor se fizer exercício?
- reumatoleticiaarau
- 25 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Muitas vezes, ao procurar atendimento médico, uma pessoa que tem dor é orientada a praticar algum tipo de atividade física para alívio dos sintomas. Isso pode parecer contra intuitivo e preocupa o paciente:

SE TENHO DOR PARA ME LEVANTAR OU ME MOVER, COMO VOU CONSEGUIR ME EXERCITAR? NÃO VAI PIORAR MINHA DOR?
Quando o médico prescreve exercício físico para melhorar alguma queixa de dor, geralmente é porque buscamos um ou ambos dos benefícios:
Condicionamento de um ou mais grupamentos musculares
Efeito modulador da dor do exercício físico
Entenda melhor > > >
CONDICIONAMENTO MUSCULAR
Muitas vezes a dor musculoesquelética está relacionada a uma estrutura (músculo, articulação, tendão ou bursa) que está sobrecarregada. Uma musculatura bem alongada e fortalecida é capaz de proteger essas estruturas, seja estabilizando o movimento, promovendo melhor sustentação ou distribuindo melhor as cargas. Além disso, há menor propensão a distensões e contraturas musculares.
EFEITO MODULADOR DA DOR
O exercício físico promove a liberação de neurotransmissores muito importantes para o controle da sensação da dor, em especial serotonina e adrenalina. Essas substâncias também estão ligadas à sensação de bem estar, qualidade do sono e redução de sintomas ansiosos e depressivos. Se a sensação de dor gerada no sistema nervoso central está alterada e parece ser um componente importante no caso, exercício físico regular é parte essencial para o tratamento, preferencialmente exercício aeróbico.
Para poder praticar exercício físico com segurança e colher esses benefícios, é muito importante que você entenda qual a melhor modalidade para você e se exista alguma restrição indicada para o seu caso para evitar o surgimento ou agravamento de lesões.
Comments